Diagnóstico Empresarial

Através de entrevistas com os gestores 

de cada área e da aplicação de questionários específicos para cada departamento, é realizado o Diagnóstico Empresarial inicial, com atenção especial aos seguintes itens:

  • Avaliação da eficácia dos controles internos da empresa. É necessário que se saiba qual a confiabilidade das informações gerenciais fornecidas pelos controles internos, como por exemplo os controles de estoque, de produção, de vendas, contas a receber, contas a pagar, etc.;

  • Avaliação do sistema de informações. É verificado se o software utilizado atende adequadamente não apenas às necessidades de controle, mas também se o mesmo gera as informações gerenciais necessárias para a empresa. Caso o sistema seja inadequado e de difícil adaptação, é sugerido enfaticamente a adoção do software de Gestão Empresarial Integrada da FLOW Consultoria;

  • Avaliação do sistema de custeamento. A correta alocação dos custos aos produtos é fundamental para a tomada de decisões gerenciais e para a formação dos preços de venda. A FLOW Consultoria utiliza-se em suas análises do método do custeio variável, por ser este o método ideal para este tipo de trabalho, devido a sua clareza e objetividade.

  • Avaliação da situação contábil e fiscal da empresa. É realizado um estudo preliminar do enquadramento tributário da empresa, onde é detectado se a carga tributária poderia ser diminuída. Também é realizado um levantamento inicial da regularidade fiscal da empresa, verificando se a mesma se encontra em dia com suas obrigações tributárias e acessórias. Esta etapa do diagnóstico inicial é realizada em grande parte junto ao escritório responsável pela contabilidade da empresa, do qual esperamos poder contar com a colaboração. Em muitos casos, porém, faz-se necessário que a FLOW Consultoria assuma para si a contabilidade da empresa, para poder atingir os objetivos estratégicos que serão traçados.